A constituição de um plano de negócios

 


  Duração: 25H         Modalidade: Presencial / Pós-Laboral         Inscrições Abertas!  

 

  Valor: 112,5€

 Formador: (a confirmar)


Formação de Curta Duração (UFCD’s) do Catálogo Nacional de Qualificações, destinada a todos indivíduos que pretendam criar ou tenham um micro/pequeno negócio. 

As acções deste curso só iniciarão após a reunião do número de formandos necessários à sua viabilidade. 


  

 

Um Plano de Negócios é um Plano base, essencial para a estruturação e defesa de uma nova ideia de negócios.

Deve ser um Plano que se foque nas linhas essenciais do projeto, que defina a alocação dos vários tipos de recursos, que esteja concebido para concretizar a ideia que se pretende implementar e para solucionar os problemas que inevitavelmente aparecerão.

Infelizmente, a maioria das pessoas pensa num Plano de Negócios unicamente quando inicia um negócio ou quando se candidata a um financiamento. No entanto, eles também são vitais para gerir o negócio, quer este necessite, ou não, de algum tipo de empréstimo ou financiamento.

Os negócios necessitam de planos que otimizem o seu crescimento e desenvolvimento, de acordo com as prioridades.

Um Plano de Negócios deverá incluir um sumário, um objetivo, a identificação dos fatores-chave para o projeto ser bem sucedido e análises de mercado e análises financeiras que sustentem devidamente a ideia que se pretende desenvolver.

 

 DESCRIÇÃO:      (CNQ)  


DESTINATÁRIOS


Ativos com idade superior a 18 anos, empregados e desempregados com habilitações mínimas de 9.º ano e iguais ou inferiores ao 12º ano ou Licenciados desempregados que tenham ideias para abrir um pequeno negocio ou que já tenham um pequeno negocio. 

 


OBJETIVOS


- Identificar os principais métodos e técnicas de gestão do tempo e do trabalho.

- Identificar fatores de êxito e de falência, pontos fortes e fracos de um negócio.

- Elaborar um plano de ação para a apresentação do projeto de negócio a desenvolver.

- Elaborar um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade económica/financeira.

- Elaborar um plano de negócio.   

 


PROGRAMA DA FORMAÇÃO


 1. Planeamento e organização do trabalho

1.1. Organização pessoal do trabalho e gestão do tempo

1.2. Atitude, trabalho e orientação para os resultados

 

2. Conceito de plano de ação e de negócio

2.1. Principais fatores de êxito e de risco nos negócios

2.2. Análise de experiências de negócio

 - Negócios de sucesso

 - Insucesso nos negócios

2.3. Análise SWOT do negócio

 - Pontos fortes e fracos

 - Oportunidades e ameaças ou riscos

2.4. Segmentação do mercado

 - Abordagem e estudo do mercado

 - Mercado concorrencial

 - Estratégias de penetração no mercado

 - Perspetivas futuras de mercado

 

3 - Plano de ação

3.1. Elaboração do plano individual de ação

 - Atividades necessárias à operacionalização do plano de negócio

 - Processo de angariação de clientes e negociação contratual

  

4 - Estratégia empresarial

 - Análise, formulação e posicionamento estratégico

 - Formulação estratégica

 - Planeamento, implementação e controlo de estratégias

 - Negócios de base tecnológica | Start-up

 - Políticas de gestão de parcerias | Alianças e joint-ventures

 - Estratégias de internacionalização

 - Qualidade e inovação na empresa

 

 5 - Plano de negócio

 5.1. Principais características de um plano de negócio

 - Objetivos

 - Mercado, interno e externo, e política comercial

 - Modelo de negócio e/ou constituição legal da empresa

 - Etapas e atividades

 - Recursos humanos

 - Recursos financeiros (entidades financiadoras, linhas de crédito e capitais próprios)

5.2. Formas de análise do próprio negócio de médio e longo prazo

 - Elaboração do plano de ação

 - Elaboração do plano de marketing

 - Desvios ao plano

5.3. Avaliação do potencial de rendimento do negócio

5.4. Elaboração do plano de aquisições e orçamento

5.5. Definição da necessidade de empréstimo financeiro

5.6. Acompanhamento do plano de negócio

 

6 - Negociação com os financiadores

 

   


 


MEGA CAMPANHA:

50% de desconto na sua primeira inscrição! 

*Campanha válida de 01-01-2017 a 31-03-2017, não acumulável com outros descontos, promoções ou campanhas em vigor.


 

  

   

 

 

   

0
0
0
s2sdefault