Desenvolvimento de processos de tutoria

 


  Duração: 25H         Modalidade: Presencial / Pós-Laboral        Inscrições Abertas!  

 

  Valor: 112,5€

 Formadores/as: (a confirmar)


Destinado a formadores/tutores e futuros tutores.

As acções deste curso só iniciarão após a reunião do número de formandos necessários à sua viabilidade. 


  

 

Esta formação visa facilitar o processo de integração do estagiário numa organização e também orientar o tutor para a responsabilidade de preparar, desenvolver e avaliar a formação em posto de trabalho e acompanhar o formando, para melhor integração nas organizações.

 

 

 DESCRIÇÃO:


DESTINATÁRIOS


São destinatários deste curso os formadores que desenvolvam, ou pretendam vir a desenvolver a sua actividade profissional no âmbito da gestão, coordenação, acompanhamento, tutoria e avaliação da formação em contexto de trabalho.

Este curso é especialmente indicado para profissionais com indicação para assumir responsabilidades e funções como tutores de formação em contexto de trabalho.

 


OBJETIVOS


No final da formação os formandos deverão ter adquirido conhecimentos e desenvolvido competências que lhes permitam:

- Caracterizar o papel da componente de Formação Prática em Contexto de Trabalho no quadro de processos de qualificação / formação profissional;

- Assumir as responsabilidades inerentes ao perfil de Formador em Contexto de Trabalho / Tutor;

- Contextualizar o posto de trabalho no processo produtivo da organização;

- Preparar, desenvolver e avaliar/controlar a actividade formativa em contexto de trabalho:

> analisar e definir objectivos no itinerário de formação e planificar o percurso formativo

> organizar as actividades pedagógicas em consonância com as do trabalho

> conceber e/ou seleccionar e preparar os suportes didácticos adequados ao desenvolvimento do processo formativo

> aplicar estratégias, métodos e recursos pedagógicos adequados aos objectivos da aprendizagem em contexto de trabalho, à área de formação e ao público-alvo

> avaliar as aprendizagens dos formandos, elaborando e/ou aplicando instrumentos de avaliação em função dos objectivos do itinerário formativo

- Identificar os principais factores e as condições facilitadoras e inibidoras do processo de aprendizagem

- Estabelecer um clima relacional facilitador do processo de aprendizagem;

- Gerir as relações interpessoais e o conflito;

 - Caracterizar e aplicar adequadamente os métodos e técnicas pedagógicas em contexto de trabalho;

- Mobilizar os resultados da aprendizagem, de forma apropriada, num contexto definido;

- Orientar a intervenção pedagógica de acordo com as características individuais dos formandos, o percurso de formação e o conteúdo do trabalho;

- Planificar uma intervenção da prática pedagógica;

- Preparar e implementar instrumentos e procedimentos de avaliação de formação em contexto de trabalho.  

 

 


PROGRAMA DA FORMAÇÃO - DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS DE TUTORIA EM CONTEXTO DE TRABALHO


Unidade 1 - A formação prática em contexto real de trabalho

Unidade 2 - Planeamento da formação e o processo de aprendizagem

Unidade 3 - Acompanhamento e tutoria

Unidade 4 – Métodos, técnicas pedagógicas e suportes didácticos

Unidade 5 - Avaliação da formação em contexto de trabalho 

 


PROGRAMA DA FORMAÇÃO - DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS DE TUTORIA NA ESCOLA


Unidade 1. Enquadramento conceptual do ensino tutorial em contexto escolar.

Unidade 2. As fases de desenvolvimento de um plano de ação tutorial.

Unidade 3. Papeis e responsabilidades da ação tutorial e instrumentos de apoio ao planeamento - o âmbito da tutoria.

Unidade 4. O planeamento e importância dos suportes de registo das sessões - apresentação e exemplificação com modelos diversos.

Unidade 5. Atividades do Tutor em Contexto Escolar.

Unidade 6. A Implementação e Avaliação de um processo/plano de tutoria.

 


 

 


 MEGA CAMPANHA:

50% de desconto na sua primeira inscrição! 

*Campanha válida de 01-01-2017 a 31-03-2017, não acumulável com outros descontos, promoções ou campanhas em vigor.


 

    

  

   

0
0
0
s2sdefault