Formação Pedagógica Inicial de Formadores

 


  Duração: 90H         Modalidade: Presencial / Pós-Laboral        Início Previsto: Outubro/2017   

 Valor:  280€  APENAS 180€

✔OFERTA: Material Pedagógico (capa, bloco de notas, caneta e manuais)

CAMPANHA AMIGOS: Traga 2 ou mais amigos para se inscrever no curso e receba 10% de desconto no seu, os seus amigos terão direito a 5% de desconto cada.

 Formadores/as: Dra. Catarina Oliveira / Dra. Sofia Basto / Dra. Marisa Oliveira/ Dra. Micaela Ferreira / Dr. Sérgio Cardia


A frequência desta ação de formação com aproveitamento permite a obtenção do Certificado de Competências Pedagógicas (CCP, anteriormente designado por CAP).

 As acções deste curso só iniciarão após a reunião do número de formandos necessários à sua viabilidade. 


  

COMPETÊNCIAS NUCLEARES DO FORMADOR

 

✔ Preparar e planear o processo de aprendizagem Facilitar o processo de aprendizagem orientando para o cliente (formando)

 

✔ Acompanhar e avaliar as aprendizagens

 

✔ Gerir a dinâmica da aprendizagem ao longo da vida

 

✔ Explorar recursos multimédia e plataformas colaborativas

 

✔ Gerir a diversidade (pedagogia diferenciada e pedagogia inclusiva)

 

✔ Adotar atitudes de empreendedorismo e criatividade

 

 DESCRIÇÃO:

       


DESTINATÁRIOS


A Formação Pedagógica Inicial de formadores é dirigida a indivíduos que pretendam adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador

 


CONDIÇÕES DE ACESSO À FORMAÇÃO


As condições de acesso à Formação Pedagógica Inicial de Formadores exigem a verificação dos requisitos de entrada, exigidos pela Portaria nº 214/2011 de 30 de Maio, associados ao nível de qualificação escolar:

✔ Deve ter preferencialmente uma qualificação de nível superior;

✔ Não pode ter qualificações inferiores ao 9º ano de escolaridade.

Sem prejuízo dos critérios legais, deverão constituir critérios de acesso os seguintes:

✔ Situação profissional;

✔ Expectativas e necessidades de formação;

✔ Relacionamento interpessoal (capacidade de comunicação e interação, tolerância, capacidade facilidade de cooperação e de trabalho em equipa, capacidade de coordenação de trabalho, …)

✔ Competências pessoais e sociais adequadas à função: autonomia, assertividade, capacidade de resolução de problemas, espírito empreendedor, iniciativa, criatividade, flexibilidade, …)

✔ Competências básicas no domínio das TIC;

✔ Experiência profissional; e,

✔ Outras que se venham a verificar necessárias para a concretização do objetivo da formação. 

 


OBJETIVOS


Objectivos Gerais:

A formação pedagógica de formadores/as visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a prática da formação profissional, mais concretamente:


1. Na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;
2. Na gestão e coordenação de formação;
3. No campo da investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.

 Objectivos Específicos:

O programa foi concebido com vista a contribuir para que, no final da formação, os futuros formadores, sejam capazes de:

1) Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal.

2) Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação
3) Refletir sobre os sistemas de formação:

 


MODALIDADE E DURAÇÃO


Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores pode ser realizado nas modalidades Presencial e B-learning Tem uma duração de referência mínima de 90 horas para 12 participantes. A partir dos 12 participantes, por cada elemento a mais, deve prever-se um acréscimo de 2 horas no Módulo 2 – simulação pedagógica Inicial e Módulo 9 – Simulação pedagógica Final.

 

Este percurso formativo deverá ser realizado num período máximo de 6 meses, desde que o candidato inicia o primeiro módulo de formação.

 


PROGRAMA DO CURSO


O Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores encontra-se estruturado em 9 módulos de formação de 10 horas, sendo os conteúdos programáticos os seguintes:

 

Módulo I  – Formador: Sistema, Contextos e Perfil 

      - Formador: Contextos de Intervenção (6h);

      - Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo (4h).

 Módulo II  – Simulação Pedagógica Inicial

    -  Preparação e Concretização das Simulações (4h);

    -  Análise e Projeto de Melhoria (6h).

Módulo III – Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação

    -   Comunicação e Comportamento Relacional (6h);

    -   Diversidade no Contexto de Formação (4h).  

Módulo IV – Metodologias e Estratégias Pedagógicas

   -    Métodos e Técnicas Pedagógicas (6h);

   -    Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada (4h).

Módulo V – Operacionalização da Formação: do Plano à Ação

    -    Competências e Objetivos Operacionais (4h);

    -    Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem (6h).

Módulo VI – Recursos Didáticos e Multimédia

   -    Exploração de Recursos Didáticos (4h);

   -    Construção de Apresentações Multimédia (6h).

Módulo VII – Plataformas Colaborativas de Aprendizagem

   -    Plataformas: Finalidades e Funcionalidades (4h);

   -    Comunidades Virtuais de Aprendizagem (6h).

Módulo VIII – Avaliação da Formação e das Aprendizagens

    -   Avaliação Quantitativa e Qualitativa (6h);

    -   Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho (4h).

Módulo IX – Simulação Pedagógica Final

   -    Preparação e Concretização das Simulações  (4h);

   -    Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica (6h).

  


ACREDITAÇÕES E CERTIFICAÇÃO


A MLCPT, Unip., Lda.  é uma entidade formadora certificada pela DGERT desde Abril de 2016. Os cursos de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, levadas a cabo pela MLCPT, tanto na modalidade Presencial como a B-Learning são homologados e autorizados  pelo IEFP. 

A inscrição neste curso implica a obrigação do registo e atualização de dados nas plataformas NetEmprego e NetForce do IEFP.

   

     

 

 

   

 

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